Perfil

Wario: o ganancioso e caricato rival de Mario

Preparem as narinas para conhecer um pouco sobre o personagem mais grotesco da Nintendo.



Em 1992, juntamente ao jogo Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (GB), surge um novo antagonista para o encanador mais famoso da Nintendo. Com um traje aurirroxo, força e flatulência incontroláveis e dezenas de quilos a mais que seu rival, Wario é a perfeita contraparte de Mario.


Ao lado de seu parceiro Waluigi, a versão má de Luigi, o brutamontes vive infernizando a vida do bigodudo, tornando-se um de seus inimigos mais icônicos. Mas quais são suas habilidades? Em que jogos aparece? Por que ele é obcecado com alho? Confira abaixo!

Herói, vilão ou anti-herói?

A origem do nome do vilão pode parecer um pouco óbvia ao relacionar a inversão entre os personagens Mario e Wario com as letras iniciais de seus nomes: M e W. Mas além disso, há também uma outra justificativa para essa escolha, inspirada no vocábulo japonês warui, que quer dizer “mau”. Diferente de Waluigi, Wario ganhou bastante relevância no mundo dos games com o passar dos anos, chegando até a ganhar algumas séries próprias de jogos, como Wario Land e WarioWare, desde consoles mais antigos como o Game Boy até os mais atuais como o Wii U.



Tal como o completo oposto do que um herói deveria ser, a lista de defeitos do antagonista é imensa, e vai de uma ganância implacável à uma vaidade no mínimo duvidosa. Porém são essas as características que o tornam tão cômico e diferente de outros vilões mais “sérios” como Bowser. Além disso, Wario nem sempre faz o papel do cara mau em suas aventuras, estando mais para um anti-herói que serve de alívio cômico do que para um vilão com planos malignos. 

A verdade é que Wario geralmente só pensa em si mesmo, e raramente leva em consideração como suas ações afetarão os outros. Mas mesmo com seus modos grotescos, o que não falta no personagem é carisma, já que sua popularidade encanta vários jogadores. E não se deixem enganar pelo jeito desastrado e tosco do brutamontes, pois sua inteligência é uma de suas poucas, mas principais virtudes.

Marcando presença

Como dito antes, Wario nem sempre é o antagonista dos jogos em que aparece. Aliás, suas participações são bastante diversas. Em algumas ocasiões ele até chega a ser o herói da história (não pelos motivos certos, diga-se de passagem), como em Wario Land: Shake It! (Wii) quando parte em uma aventura para salvar outra dimensão de um rei tirano apenas para conseguir um tesouro que garante moedas infinitas. 

Um empreendedor nato, Wario possui sua própria empresa - WarioWare - que faz muito sucesso no ramo de produção de jogos e dá nome a uma de suas séries mais populares. Nela, o protagonista conta com a ajuda de um grupo bem peculiar de amigos para criar mini games curtíssimos de várias categorias, que garantem aos jogadores uma gameplay frenética, dinâmica e bem divertida. 



Mesmo com tantas aparições importantes, nem sempre Wario está nos holofotes. Sua presença em spin-offs multiplayer da franquia Mario é sempre garantida, seja atropelando os outros em karts por aí ou exibindo suas qualidades como atleta em partidas esportivas. Nesses games, o valentão é sempre caracterizado como um personagem heavyweight (peso-pesado), sendo a força bruta seu principal diferencial.

Além disso, sua participação como lutador jogável na série Super Smash Bros. acontece desde Super Smash Bros. Brawl (Wii). Suas habilidades incluem golpes corpo-a-corpo, prender os inimigos em sua boca enquanto se cura a cada mordida, invocar sua moto e atropelar todos em seu caminho e liberar gases explosivos que podem mandar qualquer um para bem longe. 

Waterialismo 

A inconsequente avareza de Wario é apenas uma de suas várias obsessões, ao lado de seu insaciável apetite por alho. Esse alimento é bastante referenciado nos jogos em que ele aparece, principalmente em suas habilidades especiais nos jogos de esporte. Mas alho não é apenas sua comida favorita, pois quando ele ingere um tipo específico da planta - chamada de Nasty Garlic - seu corpo reage e causa a sua transformação em Wario-Man, um alter ego ainda mais forte (e nojento) de Wario.



Inclusive, trajes alternativos são outro aspecto característico do personagem. Tal como seu rival, Wario consegue novos poderes de acordo com o que está vestindo. Ao colocar uma máscara roxa com uma pena no meio, por exemplo, ele se transforma em Thief Wario - autointitulado Purple Wind - para ganhar mais velocidade e atingir lugares mais altos. Em algumas vezes, entretanto, Wario troca de roupa apenas por estilo, como nas várias ocasiões em que abandona seu clássico traje aurirroxo para usar algumas vestimentas mais descoladas.

It's-a me, Wario!

Com tanto reconhecimento ao longo dos anos, Wario está longe de ser apenas a contraparte malvada de Mario. Pode ser um tanto quanto ousado fazer esta declaração, mas seu desenvolvimento como personagem vai muito além de outros rostos ainda mais conhecidos da franquia do bigodudo. Isso se dá por conta de sua personalidade marcante e aparência inconfundível, o que demonstrou bastante potencial de Wario como um excelente anti-herói, cuja duvidosa moral oscila entre salvar dimensões e fazer de tudo para impedir o sucesso de outras pessoas.

Revisão: Icaro Sousa 

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google