Blast Test

Shadowverse: Champion’s Battle (Switch) combina RPG e TCG em um jogo colorido e divertido

Confira a prévia exclusiva deste diferente TCG que chega ao Switch em agosto.

capa previa especial shadowverse champions battle switch hiro protagonista f

Shadowverse: Champion’s Battle
é um spin-off do já conhecido Shadowverse, um trading card game — ou TCG para os íntimos — que se parece muito com Hearthstone. Mesmo que não inove muito em relação à jogabilidade da versão para PC e smartphones, a diferença crucial está em seu enredo baseado na animação de Shadowverse, lançada em abril do ano passado.

A publicadora XSEED Games, responsável pela localização de Shadobato no Ocidente, nos concedeu acesso antecipado ao jogo para a publicação deste texto, que abordará as primeiras impressões até o final do capítulo 4 da história. Confira a seguir o que esperar deste eletrizante TCG.

Um novo começo

Em Nekome, Shadowverse é a nova moda entre crianças, jovens e adultos. Não existe ninguém que não conheça este fenômeno, exceto pelo protagonista da nossa história, um aluno recém-transferido para a Tensei Academy e que mora no alojamento estudantil próximo à escola.

Atrasado para o primeiro dia de aula, ele encontra um de seus colegas de classe, Hiro Ryugasaki, que também vive se atrasando para as aulas — mas aparentemente isso não é muito problema, já que o professor responsável pela turma é o epítome da preguiça. Assim como Hiro, seus amigos também adoram Shadowverse: Kazuki Shindo se especializa em Swordcraft e Mimori Amamiya, em Forestcraft, duas das classes do jogo. Hiro, por sua vez, prefere os dragões em um deck Dragoncraft.

previa especial shadowverse champions battle switch cutscene anime kagura kirisame
Para o espanto dos três, o novo integrante do grupo desconhece os termos e o jogo em si. O garoto de cabelos vermelhos, então, se encarrega de ensinar o básico do jogo de cartas ao novo estudante, desde os duelos até a composição dos decks. Espantado com a rapidez e facilidade com que o protagonista aprende sobre o jogo de cartas, Hiro o convida para participar do clube de Shadowverse da escola e assim a aventura tem início.

Um TCG à la Pokémon

Assim como nos jogos principais dos monstrinhos de bolso, o objetivo em Shadobato é derrotar oponentes, obter novas cartas e montar decks ainda mais poderosos. Ao todo, existem sete classes:  Forestcraft, Swordcraft, Runecraft, Dragoncraft, Shadowcraft, Bloodcraft e Heavencraft, cada qual com estratégias e jogabilidades distintas.

Por mais que os duelos sejam o foco, há ainda muitas missões (quests) a ser completadas e o jogo também conta com um sistema de conquistas (achievements), para a alegria dos fãs de grinding. O gênero (masculino ou feminino) do avatar não pode ser mudado no modo história, mas o jogador pode escolher diferentes skins para jogar no multiplayer, de acordo com a classe que será usada.


Ganhar ou perder duelos garante experiência para a classe usada. Ao atingir certos níveis, o jogador recebe prêmios que variam de rupies, moeda do jogo, a cartas, sendo que algumas delas não podem ser obtidas nos card packs.

Existe total liberdade de exploração e novos locais em Nekome são liberados conforme se avança na história. Até o final do capítulo 4, o jogador tem acesso ao alojamento estudantil, escola, distrito comercial, estação de trem e estádio de Shadowverse.

Um show de cores e efeitos especiais

Além de os diálogos importantes e as cartas contarem com total dublagem em japonês ou inglês, os duelos são bastante coloridos e carismáticos. Cartas especiais possuem cutscenes ao serem colocadas em jogo e algumas passagens da história são cenas do próprio anime.

Cada uma das classes possui uma BGM própria, fazendo com que nenhum duelo seja o mesmo. Combates especiais, como os da Bronze Cup ou aqueles contra os personagens da trama, têm sua própria música de fundo, tornando-os únicos — as coisas nunca são as mesmas em Shadowverse.


Alguns inconvenientes foram encontrados, infelizmente. Ao jogar por um longo tempo no modo portátil, o jogo começou a apresentar lag nas animações dos duelos e na abertura de packs, mas isso pode ser corrigido ao fechar e abrir novamente o software. Já no multiplayer local, se os dois jogadores estiverem a uma distância considerável um do outro, ocorre erro de comunicação, resultando em um empate.

Shadowverse Showdown!

Diferentemente de outras franquias, como Yu-Gi-Oh! e Magic, Shadowverse: Champion’s Battle ensina o bê-a-bá do TCG, sejam os jogadores familiarizados com o universo de Shadowverse ou não. Além de se manter fiel à versão de PC e smartphones, Shadobato possui o atrativo do “estilo anime”, quebrando a seriedade que os TCGs normalmente possuem e também dialogando com um público-alvo mais novo, graças ao carisma dos personagens e aos efeitos especiais em cada duelo.

Shadowverse: Champion’s Battle será lançado para Nintendo Switch no dia 10 de agosto. O título já está disponível em pré-venda na eShop norte-americana por US$ 49,99 (aproximadamente R$ 261,90 na cotação atual).

Revisão: Davi Sousa
Texto de impressões produzido com cópia digital gentilmente cedida pela XSEED Games


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google