Famicom Net, o online do Nintendinho

Muito antes do Nintendo Switch online e o Wi-Fi Connection, a Big N já tinha lançado um serviço online para seus consoles.



O ano era 1987. Oito anos após seu lançamento, o Famicom (NES no ocidente) já era uma realidade para muitos lares japoneses. Com essa popularidade, Hiroshi Yamauchi, então presidente da Nintendo, planejou em conjunto com a Nomura Securities, empresa da área de finanças do Japão, a criação de um periférico para o Famicom que deveria criar uma rede online pelo país.

No ano seguinte, era lançado, apenas para testes, o Famicom Network System, também conhecido como Famicom Net, ou Famicom modem. Ele usava a entrada de cartuchos para acoplar o modem, este por sua vez conectado a uma linha telefônica, o que gerava a conexão com a Internet. Conexão raiz. Mas, diferentemente da utilização de Internet em consoles atualmente, o Famicom Network System tinha outras finalidades. Apostas em corridas de cavalos e movimentação de ações na bolsa de valores, por exemplo. Jogos, só em cinco protótipos, nunca levados a público. Masayuki Uemura, da equipe que desenvolveu o modem, não acreditava que jogos online pudessem entreter o público.

Um dos cinco protótipos do Famicom Net que receberam jogos com sistema online, nesse caso Go

Lançamento Comercial

Em julho de 1988 foram fabricadas as primeiras unidades do Famicom Net. 1500 casas receberam da Nomura Securities os modems, em uma fase de testes. Somente em setembro daquele ano começaram as vendas comerciais de fato. Mesmo com a fase de testes preliminar, os problemas não sumiram. Pelo contrário, eram muitos.
A sua conexão com a Internet era possível graças a conexão que o modem criava entre o console e um telefone
A rede, recém-lançada pela NTT (Japão Telégrafos e Telefones, em tradução livre) era instável, a dificuldade em conquistar o público adulto do mercado de ações para um console com foco no público infantil, a inviabilidade e a concorrência, dado que já havia computadores capazes de executar as mesmas tarefas com relativa praticidade ou simplesmente a dificuldade dos seus usuários para conectar o sistema.
 O controle vinha com um dial, necessário para digitar valores mais rapidamente

No final das contas, o Famicom Net acabou sendo usado em sua maioria para as apostas em corridas de cavalos. Essas apostas através do serviço do console chegaram a representar cerca de 35% do total de apostas a época.

Os "cartuchos" para o Famicom Net tinham o tamanho similar ao de um cartão telefônico


No ano de 1991, a Nintendo lançava o último título para o Famicom Network System, Super Mario Club. E não, infelizmente não era um jogo. O serviço consistia de avaliações de lojas e membros do serviço online para os jogos do Famicom. Até 2001, ano em que foi descontinuado, a Nintendo vendeu cerca de 130 mil unidades do Famicom Net no Japão, tendo um desempenho considerado "fraco". Com as baixas vendas e uma divulgação quase nula, o Famicom Net passou desconhecido por muitos e se tornou item de colecionador. Unidades podem ser encontradas à venda no Ebay por quase 900 reais.

Super Mario Club, de 1991, foi o último lançamento para o periférico da Nintendo

Legado

Apesar de tudo isso, o Famicom Net serviu de experiência para, em 1995, a Big N lançar para o Super Famicom o Satellaview, com a mesma proposta do Famicom Net. Depois ainda viriam o 64DD (também conhecido como RandNet) em 1999, o DS Download Play, em 2004, o WiiConnect24, a Nintendo Wi-Fi Connection, a Nintendo Network, e, enfim, o Nintendo Switch Online, que tem para os usuários de seu serviço uma biblioteca de jogos de NES que podem ser jogados online hoje em dia (coincidência, não?).

Revisão: Diogo Mendes

Estudante de História, "nascida" em Johto, é fã da Altaria e de Galar. Pokétuber e futura professora de História, nas horas vagas treina seus monstrinhos. Benfiquista e boleira, pode ser achada enquanto cria algo pelo Twitter: @gabsjohto
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