Clockwork Aquario, jogo de arcade cancelado, será lançado para Switch em 2020

Jogo desenvolvido pela Westone Bit Entertainment em 1992 deve ser lançado ainda este ano.


As publicadoras Strictly Limited Games e ININ Games anunciaram Clockwork Aquario. Desenvolvido originalmente para o arcade Sega System 18 pela Westone Bit Entertainment em 1992, o jogo foi cancelado devido a um ambiente mais favorável a jogos 3D. Agora, o projeto foi revivido pela publicadora, que lançará o jogo para Switch e PS4 ainda em 2020.


Tendo como designer Ryuichi Nishizawa (criador de Wonder Boy), o jogo tinha como intuito explorar os seus gráficos 2D até os limites do hardware do Sega System 18. Quanto à escolha curiosa de revivê-lo, a publicadora soltou a seguinte nota:
Como uma companhia que se esforça para a preservação dos video games, também se tornou parte da missão da Strictly Limited Games desenterrar jogos não-lançados que são parte essencial da herança cultural dos video games.

Então, três anos atrás, a Strictly Limited Games partiu em busca do paradeiro de Tokeijikake no Aquario, o título japonês de Clockwork Aquario, e para trazer o jogo novamente à vida.

ININ Games então se juntou aos esforços de convencer a Sega / LAT de que Clockwork Aquario poderá finalmente ver a luz do dia, com uma licença para criar um lançamento digital e fazer com que o jogo seja acessível para uma ampla audiência.

Algumas partes (incluindo som, música e vários gráficos) não puderam ser recuperados do código fonte, então foi colocada uma ênfase particular em envolver o máximo possível de membros da equipe original da Westone no projeto para que ele fosse fiel ao jogo — desde o programador-chefe, Takanori Kurihara, ao gênio musical, Shinichi Sakamoto, ao próprio Mr. Wonder Boy, Ryuichi Nishizawa, que expressou em seu Twitter a felicidade e animação de ver a tela de início novamente após 27 anos.

“Clockwork Aquario é uma grande obra de arte 2D, na qual os pixel artists colocaram os seus corações e almas,” disse Ryuichi Nishizawa. “Eu gostaria de expressar respeito e gratidão do fundo do meu coração para aqueles que trabalharam tão duro em restaurá-lo.”
Fonte: Gematsu

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google