Dr. Mario em 30 anos de história — a trajetória do NES aos smartphones

Depois de quase 30 anos de consultas, é hora de relembrar a carreira de Dr. Mario.


Tetris foi tão importante para a indústria dos games que rapidamente começaram a surgir clones que eram, ou tentativas de copiar o original, ou variações que buscavam alguma personalidade dentro das mecânicas consagradas na criação de Alexey Pajitnov. Dr. Mario, que completa 30 anos em 27 de Julho de 2020, se encaixa na segunda leva. Apesar de não ser o spin-off mais famoso do bigodudo, é um jogo muito querido e que trouxe boas experiências ao longo do tempo. E que tal relembrar essa história?

Residência Médica

Em 1990 o nintendinho estava no meio do caminho de seu ciclo de sucesso (o SNES foi lançado no Japão no final daquele ano). Ainda que o console tenha durado mais algum tempo, a verdade é que a maioria dos jogos que hoje são considerados clássicos já tinham sido lançados. Quando Dr. Mario surgiu, portanto, parte do público já começava a se desligar dos 8 bits. Contudo, um puzzle com Mario incorporando um médico que combatia vírus não tinha como passar despercebido. No game, é preciso manipular cápsulas de cores distintas, combinando-as para destruir os inimigos infecciosos espalhados pela tela. A cada nível a velocidade com que os itens aparecem aumenta e a dificuldade cresce rapidamente. Recebido com entusiasmo no NES e no Game Boy, e com um modo multiplayer muito bem-vindo, o título foi um sucesso gerando muitas continuações, incluindo uma versão para Game Boy Advance (2005).

Em 1994 a Nintendo lançou Tetris & Dr. Mario, que era exatamente o que parece: um cartucho com os dois clássicos. Apesar de algumas inclusões e inovações, ainda eram os mesmos jogos e não é o caso de se falar em um novo título aqui. Na verdade, Mario só vestiu o jaleco em uma nova aventura em 2001, quando foi lançado Dr. Mario 64, para o Nintendo 64. O puzzle trazia uma série de modos novos, mas acabou sendo pouco apreciado, considerado como uma simples atualização do original. Aliás, a série inovou pouco em jogabilidade ao longo de sua história, e isso não é necessariamente ruim. Mas parte da desconfiança do público e da crítica talvez venha justamente daí.



Dr. Mario Online Rx surgiu na onda de popularidade do Wii. Lançado dentro do WiiWare em 2008, o título fez grande sucesso. Podendo ser jogado online por dois jogadores com apenas uma cópia do game, com modos importados do antecessor e uma dificuldade insana, o jogo foi bem recebido e garantiu o interesse da Nintendo na série. Talvez justamente por isso, no mesmo ano, foi lançado Dr. Mario Express, para o Nintendo Dsi. Mas diferentemente do anterior, aqui os serviços médicos de Mario não foram bem avaliados. Os poucos modos e a falta de um multiplayer não agradaram aos fãs, o que fez com que o próximo combate aos vírus demorasse a acontecer.

Em 2013 a Nintendo lançou no WiiU o que podemos chamar de um spin-off dentro da série: Dr. Luigi. O seu desenvolvimento se deu como uma das ações do ano do Luigi, mas, apesar de possuir um modo único (Operation L), o título não oferecia muito mais do que os antecessores. Mesmo com um modo online e uma execução competente, a verdade é o que game estava preso dentro de um dos consoles menos celebrados da Nintendo. Também por isso, a proposta não chamou tanta atenção.


A última vez que Mario utilizou seu diploma de medicina nos consoles foi em 2013, em Dr. Mario: Miracle Cure. Nesse título do 3DS, Mario conta com a ajuda de Luigi, recém formado na área de saúde. Incorporando o modo lançado no jogo do Wii U e trazendo o que a franquia tinha de mais eficiente (especialmente em seus diferentes modos), Miracle Cure é competente, mas não encantou.

Apesar de tantas idas e voltas, e do entusiasmo comedido do público com a série, Dr. Mario voltou em 2019, dessa vez para os dispositivos móveis. Dr. Mario World, lançado para Android e IOS, veio no clima de uma série de ações da Nintendo para o mercado mobile. Apesar de incluir novos personagens e se adequar muito bem à estrutura dos jogos de smartphone, Dr. Mario World é o título mobile da Big N com piores resultados. Dito isto, fica difícil adivinhar se ainda veremos os irmãos encanadores exercendo a medicina.





Dr. Mario é um personagem carismático dentro do universo da Nintendo. Presente não só em seus próprios jogos, mas também em Super Smash Bros, o médico do Reino do Cogumelo já ofereceu muita diversão e entretenimento em seus games. Apesar da simplicidade, ou talvez justamente por ela, a série de puzzles do encanador tem seus bons momentos.
E, você, já se consultou com esse carismático doutor? Use os comentários e compartilhe com a gente os seus jogos favoritos da série.

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google