Perfil

Daisy: princesa, esportista e… crush do Luigi?

A personalidade e origem da princesa das flores, uma das personagens mais recorrentes na franquia Mario.

No mês de abril de 1989, na forma de tímidos pixels pretos e brancos, surgia uma nova princesa no universo de Mario. Também governante de um reino — mas não o do cogumelo — Daisy criou seu espaço e se tornou uma personagem conhecida por todos os fãs da série.


Mas afinal, qual a origem de Daisy? Com sua personalidade marcante e temática floral, a princesa já é participação garantida em todos os jogos de variedades do encanador, mas há anos não recebe um título no qual faz parte da história.

Qual a origem de Daisy?

Há 30 anos, um novo videogame portátil revolucionário era lançado: o Game Boy. Um de seus títulos de lançamento era Super Mario Land, uma proposta de Gunpei Yokoi que levava Mario para um reino muito distante: Sarasaland. Se temos o encanador e um novo reino, resta alguém em perigo para criarmos um jogo. É aí que surge a princesa Daisy.

Nas limitações do Game Boy, a donzela era o que podemos chamar de uma “princesa Peach modificada”: tinha cabelos ruivos, vestido amarelo e coroa vermelha. Apesar disso, essas características eram visualizadas somente nas artes oficiais, já que os sprites do jogo eram em preto e branco.

Obrigada, Mario! Nem tive tempo de me arrumar.
Como governante de Sarasaland, Daisy é subitamente raptada pelo extraterrestre Tatanga, que deseja casar com ela para ter o reino em suas mãos. Para impedir Mario de salvá-la, Tatanga hipnotiza todos os seres e passa a controlar suas mentes, tornando-os inimigos do encanador. Mesmo sendo Mario quem salva a princesa pela primeira vez, logo você verá que quem conquistou o coração da donzela foi outro encanador bigodudo.

Para Daisy, a cor amarela de seu vestido foi baseada em sua preferência por flores. Seu nome, em tradução direta, significa margarida e seu reino, Sarasaland, tem origem baseada em um tipo de estampa floral chamada Sarasa — claramente não é uma coincidência. Mas não se engane! Seu toque floral apenas disfarça uma garota determinada e de personalidade forte.

Beleza e personalidade forte

Desde sua primeira aparição, a princesa Daisy é descrita como uma tomboy. A língua portuguesa não possui um termo específico que o traduz, mas podemos definir como uma garota com características de garoto: não está preocupada com o cabelo e não tem medo de baratas! Por isso, em suas aparições com dublagem, Daisy mostra-se muito mais energética que a delicada Peach, por exemplo.

Em Mario Strikers Charged (Wii), Daisy mostra toda sua expressividade jogando futebol — e quem não mostra, não é mesmo? Nos momentos em que pontua, a princesa não tem delicadeza em comemorar: se joga no chão, faz dancinhas e até esfria seu dedo no bumbum (que deselegante)! Já quando perde, não hesita em cruzar os braços, esbravejar e reclamar dos membros do seu time.

Ainda que tenha personalidade tão forte, a princesa se preocupa com sua aparência. Em Mario Party 3 (N64), ela não pode deixar de utilizar sua sinceridade para declarar a todos:
"Se é beleza que vocês querem, não há necessidade de provar — Daisy é a mais bela de todas!"

Nem tudo são flores

Toda a história de Daisy, carisma, beleza e potencial de participação no universo do Mario, porém, não são muito bem explorados. Se você, leitor, se perguntar onde conheceu a personagem Daisy pela primeira vez, muito provavelmente responderá que foi em algum jogo de variedades da franquia Mario.

Infelizmente, a única aparição de Daisy como parte integrante do enredo foi, também, a sua primeira vez, em Super Mario Land. Depois disso, a princesa teve cerca de 70 outras aparições em jogos como personagem jogável (por exemplo, na série Mario Kart, Super Smash Bros., Mario Tennis, Mario Party, etc.) ou como coadjuvante (por exemplo, em Super Mario Run).

Tudo isso começou como uma sugestão para a Camelot, desenvolvedora da série Mario Tennis — incluindo o mais recente título Mario Tennis Aces (Switch) —, que acreditava não dispor de muitos personagens humanos compatíveis com o esporte tênis. Sugerida pela Nintendo, Daisy foi incluída como personagem jogável no jogo lançado em 2000, depois de nove anos sem aparições.

Além de sofrer alterações na aparência, Daisy se adaptou ao estilo de arte de cada jogo.
A partir daí, ela passou a ser incluída em inúmeros jogos e se tornou a personagem que conhecemos hoje. Ao longo do tempo, sua aparência inicial foi sendo refinada, se aproximando cada vez mais da Daisy atual em Super Smash Bros. Ultimate (Switch).

Uma parceira para Luigi

Pelo reino do cogumelo, onde Daisy já se fez em casa, circula um boato:

"Depois de sua aparição em Mario Golf, alguns boatos começaram a retratar Daisy como a resposta de Luigi para a Peach, de Mario."
Descrição do troféu de Daisy, em Super Smash Bros. Melee (GC).

Em investigação mais profunda, a princesa realmente apareceu como caddy (auxiliar que carrega os equipamentos) de Luigi em NES Open Tournament Golf (NES). Como parceiros, os fãs lentamente começaram a associá-los como “algo mais”. Afinal, se Mario é extrovertido e tem sua Peach, tímida e delicada, por que Luigi com toda sua timidez não merece uma parceira forte e determinada?

Apesar de nunca oficializado, o relacionamento mostra o quanto a personagem conquistou espaço no universo de Mario e já possui um pouco do coração de cada fã da série. Se você ainda não conhecia a princesa de Sarasaland, agora sabe de toda a origem de Daisy!

Revisão: Luigi Santana

É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google