Pokémon TCG: três decks baratos e divertidos para jogar em torneios

Reunimos as melhores cartas de baixo preço para você investir pouco e garantir sua diversão nesta quarentena.


Quem joga card games sabe que muitas vezes uma carta pode superar o valor de R$ 100,00 facilmente, o que torna o jogo não muito acessível a novos jogadores. A seguir, serão apresentados três decks atuais de Pokémon TCG que custam em torno de R$ 150,00 para todas as cartas. Por serem baratos, eles não têm todos os recursos dos baralhos Tier-1, mas com certeza ganharão algumas partidas para você. Devido à pandemia não é recomendado sair desnecessariamente, então para testar esses decks você pode baixar o Pokémon TCG Online, de forma gratuita e começar a jogar.

Os Apoiadores

Os Apoiadores a seguir são usados na maioria dos decks e são cartas que valem o investimento para os futuros baralhos que você for construir. Lembrando a jogadores mais antigos que desde o começo desse ano (2020) o jogador que escolhe ir primeiro não pode jogar Apoiadores.

Marine (Marnie no Inglês): seu efeito faz ambos os jogadores embaralharem suas mãos, colocarem no fundo do baralho, você compra 5 cartas e seu oponente 4. Esta carta se mostra versátil por eliminar cartas mortas da sua mão e lhe dar 5 novas garantidas, e também por atrapalhar o jogo do seu oponente, muito importante para decks de evolução ou controle.

Pesquisa de Professores: familiar para jogadores mais antigos, seu efeito de descartar a mão e comprar 7 cartas novas faz com que a procura pelas cartas desejadas ou o descarte de cartas inúteis em sua mão seja possível.

Cíntia: das cartas de Apoiador a serem citadas, essa é a que há mais tempo está no formato atual e também a mais barata, pois irá rotacionar em alguns meses. Ela permite que o jogador embaralhe sua mão em seu deck e compre 6 cartas, uma carta a mais que Marine, porém perdendo o efeito sobre o oponente.


Quando devo usar cada uma? Isso depende de vários fatores, vamos por eliminação:
  • Não quero descartar as cartas na minha mão - Marine ou Cíntia
  • Não quero que meu oponente compre cartas - Pesquisa de Prof. ou Cíntia
  • Quero a menor chance das cartas que eu tenho agora se repitam em minha próxima mão - Marine ou Pesquisa de Prof.
Explicado a maioria deles, vamos ver a seguir os decks.

Luxray Loop

Este baralho é provavelmente o mais caro desta lista devido a seus playsets (conjunto de 4 cartas) de Pesquisa de Prof. e Marine, mas seus atacantes não são nada caros.


O atacante do deck é Luxray (RCL 62). Seu primeiro ataque causa 60 pontos de dano por uma energia elétrica, porém se neste turno ele evoluiu de um Luxio, o ataque causa 100 pontos de dano a mais. Com acesso a Eletropoder (LOT 172), que aumenta seu dano em 30 pontos, este Pokémon de apenas um prêmio pode causar grandes estragos.


Por ser um deck de Pokémon estágio 2, é difícil fazer com que o Luxray evolua rapidamente. Nesse quesito, temos suas pré-evoluções, que garantem que façamos isso mais facilmente. Luxio (RCL 61), com sua habilidade Entrada Superior, permite que você o coloque direto no banco se comprou esta carta como sua primeira carta do turno e seu banco não estiver cheio. Já Shinx (UPR 45), com sua habilidade Vantagem Evolucionária, permite que você o evolua no turno em que foi colocado na mesa se for o segundo a jogar, possibilitando assim que no próximo turno Luxray ataque com seu dano máximo.

Para que o deck tenha mais de quatro ataques, ele se baseia no uso da Rede de Recolhida (RCL 165), que permite que o jogador coloque um Pokémon que não seja GX ou V em sua mão e descarte o resto. Assim, o jogador poderá fazer um loop de evoluções de Luxray.


Outras cartas importantes para este deck são Oranguru (SSH 148), com sua habilidade que coloca uma das cartas de sua mão no topo do seu baralho, podendo ajudar na consistência do deck ou colocar um Luxio no topo para o próximo turno; Audino (UNM 177), com sua habilidade que permite comprar uma carta se for o Pokémon ativo, que em combinação com a Prancha de Retorno(UNM 211) faz com que seu custo de recuo seja gratuito; e o Apoiador Rose (CEC 204), que permite ao jogador pegar um Pokémon, uma energia básica e uma carta de Treinador caso seu Pokémon ativo tenha sido nocauteado.

A decklist está completa na imagem abaixo, a lista também esta disponível para o Pokémon TCG Online.

Magmortar/Entei

Este deck é o intermediário e talvez o mais objetivo de todos nessa lista. A linha de Apoiadores recebe uma adição de 4 Soldadora (UNB 189), que carta além de prover uma aceleração de energias de fogo, também permite que o jogador compre 3 cartas.

Por ser um baralho de estágio 1, ser o primeiro a jogar sempre será vantajoso para que você possa colocar em seu banco os Magmars e evoluí-los em seu próximo turno.


Neste caso possuímos mais atacantes, sendo eles Magmortar (RCL 30) e Entei (LOT 47), sendo o Magmortar o seu atacante principal e Entei o seu backup, o ataque que estamos interessados em usar é o segundo ataque de cada Pokémon, mesmo possuindo nomes diferentes tem o mesmo efeito de quando atacam cada jogador descarta a primeira carta do topo, para cada energia descartada desta maneira o ataque causará 100 de dano a mais, no caso de Magmortar e 60 de dano a mais para Entei, podendo somar até 280 de dano.


Para que os ataques funcionem, é necessário pelo menos uma energia no topo de um dos decks. Para que isso aconteça, temos a ajuda de Magcargo (CES 24) e do já citado Oranguru. A habilidade de Magcargo faz com que o jogador procure uma carta em seu deck e a coloque como a carta do topo, podendo ser versátil colocando uma energia ou um Item para ser trocado por uma energia pelo Oranguru. Já para o baralho do oponente, temos a Machadinha de Gelo (UNM 156), que permite que você olhe as 3 primeiras cartas do deck do oponente, escolha uma e a coloque no topo enquanto ele embaralha as outras no baralho, assim podendo colocar uma energia no topo ou talvez uma carta chave para ele podendo travar sua mão.

A decklist está completa na imagem abaixo, a lista também esta disponível para o Pokémon TCG Online.

Cursola Stall

Este deck deixará seus oponentes mais frustrados, mas talvez seja um baralho que necessite de um jogador mais sistemático para jogar, pois ter um Pokémon nocauteado pode lhe custar o jogo.

Neste caso, não dependeremos muito do dano que causamos, mas sim da sorte estar em nosso lado, pois a principal fonte de prêmios deste deck é a habilidade do Cursola de Galar (RCL 79), que faz com que este Pokémon, se for nocauteado pelo dano do Pokémon ativo do oponente, jogue uma moeda. Se der cara, o Pokémon do oponente será nocauteado; caso dê coroa, nada acontece.


Num formato onde a maioria dos baralhos fortes têm Pokémon que fornecem mais de um prêmio, esta jogada de moeda parece valer a pena, mas não se pode esquecer que Arceus, Dialga e Palkia Aliados-GX (CEC 156) consegue comprar um prêmio a mais devido ao seu ataque Origem Alternativa-GX.


Para melhorar nossas chances, temos como suporte Shedinja (LOT 95), cuja habilidade o torna essencial para este deck. Ela permite que sejam descartadas todas as cartas ligadas a ele para que ele seja usado como uma carta de Ferramenta com o efeito de dar ao oponente um prêmio a menos se o Pokémon ao qual o Shedinja está ligado for nocauteado. Temos também a carta de Treinador Pokéboneco da Lillie (CEC 197), que quando jogada no banco torna-se um Pokémon com 30 pontos de vida que não pode recuar, mas quando é nocauteado, não dá ao oponente cartas de prêmio.

A decklist está completa na imagem abaixo, a lista também esta disponível para o Pokémon TCG Online.


Revisão: Davi Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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