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Análise: FoxyLand 2 (Switch) não inova, mas diverte

Uma sequência sem muitos atrativos além de fases desafiantes e visuais simpáticos, resgatando a formula de seu antecessor quase que integralmente.




Em FoxyLand 2, Foxy encontra-se mais uma vez com problemas sérios. Depois de ter salvo sua amada das garras de um falcão malvadão em FoxyLand, Foxy e Jenny construíram uma família e queriam apenas viver em paz para sempre. Mas, agora, são os filhos do casal que estão em perigo após terem sido raptados por uma dupla de lobos delinquentes. Foxy e Jenny precisarão superar estágios desafiantes e muitos inimigos para enfim se reunirem com seus filhotes neste simpático platformer.

Algumas poucas novidades

FoxyLand 2 mantém a fórmula básica introduzida no título original, sendo um simpático platformer 2D, com mundos divididos em fases curtas e com colecionáveis opcionais. Os estágios em FoxyLand 2 são um pouco mais complexos em comparação ao seu antecessor e possuem ainda mais segredos. As armadilhas e os inimigos também são um pouquinho mais inteligentes e bem elaborados.

As mecânicas presentes nesta sequência resumem-se basicamente à possibilidade de podermos atirar projéteis nos inimigos, executar pulos duplos e grudar em paredes para saltar no sentido oposto. São com essas habilidades que Foxy precisa atravessar grandes fossos sem fundo, paredes cravejadas de espinhos, executar pulos precisos e esmagar inimigos no chão e no ar.


O jogo ainda introduz novas moedas colecionáveis, adicionando um desafio extra e um fator interessante para jogadores que gostam de procurar segredos. São três dessas moedas douradas em cada uma das 42 fases do jogo, sendo que cada uma está escondida em uma área secreta do estágio, geralmente atrás de paredes falsas.

A exploração mais cuidadosa dos estágios é ainda mais incentivada devido ao fato de haver também algumas bandeiras especiais escondidas em áreas secretas. Elas se parecem com as de check point, mas possuem uma cor diferente e liberam fases extras quando encontradas, abrindo, assim, novos caminhos no mapa de FoxyLand 2.

Simpático, mas já vimos isso antes

Os visuais usados em FoxyLand 2 são basicamente os mesmos do título original: pixel art bem caprichada, colorida e simpática. Não existem grandes melhorias gráficas ou na modelagem e movimentos dos personagens. Mas, ao contrário de seu predecessor, os 3 mundos presentes nesta sequência são visualmente distintos entre si: partimos de uma floresta verde para um deserto arenoso cheio de cactos e, por fim, chegamos a uma montanha de cogumelos gigantes.


A trilha sonora de FoxyLand 2 também é mais interessante, mesmo que sejam canções chip tune não muito elaboradas, estas se encaixam no clima da aventura. As canções são mais variadas e mudam de acordo com o mundo em que estamos jogando. Os efeitos sonoros ainda são meio esquisitos, mas, depois de um tempo, você quase nem nota sua presença. Tanto a música quanto os efeitos de som podem ter seu volume regulado nas opções.


Existem alguns check points em meio às fases que são, na verdade, a casa de alguns amigos da família de Foxy. São personagens visualmente interessantes, mas que, infelizmente, têm sua participação limitada a apenas algumas linhas de diálogo com piadas bobinhas e nada mais. Poderiam se tornar jogáveis ou terem alguma função durante a aventura, mas isso não acontece.

No FoxyLand original era possível colecionar moedas de ouro para então trocarmos por acessórios para vestir Foxy. Em FoxyLand 2 isso simplesmente foi retirado e não houve substituição por um extra similar. As moedas que pegamos ao quebrar caixas ou ao matar inimigos servem apenas para dar uma vida extra a Foxy a cada 21 coletadas.

FoxyLand 2 oferece também um modo multiplayer para dois jogadores, em que um é o Foxy e o outro controla Jenny. Não existem novos desafios nesse modo e as mecânicas são as mesmas de quando há apenas um personagem na tela. A câmera se ajusta de acordo com a distância entre os personagens, mas é bastante limitada, facilitando uma morte certa que poderia ser facilmente evitada.


Uma sequência que mais parece um extra

FoxyLand 2 não traz grandes mudanças para a série, pelo contrário, mantém o que havia dado certo na primeira aventura de Foxy e incrementa mecânicas consagradas presentes em tantos outros jogos. Buscar pelas moedas e passagens secretas é interessante, mas não requer lá muito esforço e definitivamente não oferece recompensa alguma ao jogador ou o desbloqueio de extras dentro do jogo. Os visuais simpáticos, os comandos simples e a campanha curta e direta são os principais atrativos de FoxyLand 2, mas que não são características que destaquem este título de tantos outros, com qualidade superior, disponíveis na biblioteca do Nintendo Switch.

Prós

  • Visual simpático e mecânicas simples;
  • Segredos e colecionáveis escondidos pelas fases;
  • Estágios desafiantes.

Contras

  • Traz pouca inovação para a franquia e nenhuma para o gênero;
  • Trilha sonora enfadonha depois de um tempo;
  • Sem extras e com colecionáveis dispensáveis;
  • Campanha muito curta;
  • Modo multiplayer mal executado.
FoxyLand 2 — Switch/PS4/PSVita/Xbox One — Nota: 6.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Jhonatan Mímesis
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games


Estudante de Letras, apaixonado por vídeo-games e música. Gosta de conversar sobre hobbies em comum, receber dicas e recomendações e de capturar monstrinhos de bolso enquanto explora Hyrule.
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