10 RPGs pouco populares que deveriam vir para o Nintendo Switch Online: Parte II (SNES)

Confira alguns RPGs clássicos pouco conhecidos ou inéditos no Ocidente com chances para vir para o Nintendo Switch Online.




Seguindo a tendência da Nintendo em incluir jogos mais obscuros no seu serviço online, pensamos em alguns títulos que seriam boas adições de RPGs inéditos ou pouco conhecidos no Ocidente. 


Há uma vantagem na tendência recente de trazer jogos menos populares para a biblioteca do Nintendo Switch Online que é, por vezes, a oportunidade de conhecer ótimos títulos que ficaram restritos ao Japão ou que, na época de lançamento, não tiveram uma recepção popular tão calorosa, mas posteriormente foram bem recebidos por críticos e/ou fãs em geral deste gênero.

E o gênero em questão, para a formulação desse top, será o RPG, que é bastante apreciado por alguns redatores do Nintendo Blast. Entre eles estamos eu, Vitor, e meu colega Ivan. Nós unimos forças para elaborar quatro Top 5, com dez títulos para NES e dez para SNES, contendo cinco jogos já lançados no Ocidente, mas pouco conhecidos, e outros cinco inéditos no Ocidente. Em ambos os casos, tratam-se de jogos que julgamos terem uma possibilidade razoável de lançamento e que vemos potencial para serem mais bem apreciados pelo público atualmente.

Nos próximos tópicos, confira um Top 10 de RPGs notáveis que seriam mais do que bem-vindos  na biblioteca de SNES do serviço online do Switch. Vale lembrar que na semana passada (e no mesmo dia, quinta-feira), publicamos nosso Top 10 de RPGs para o NES do Switch Online.

RPGs de SNES já traduzidos para o Ocidente


1. Shin Megami Tensei

Para aproveitar a ocasião de Shin Megami Tensei III: Nocturne HD Remaster e, em breve o lançamento de Shin Megami Tensei V (ambos para Switch), também seria interessante para novos e antigos fãs da série no Ocidente experimentarem o primeiro Shin Megami Tensei. Trata-se de uma espécie de “remake” de Megami Tensei II que reiniciou a sombria franquia de dungeon crawler da Atlus e se tornou uma das obras mais influentes dos RPGs. O título teve um port para iOS no Ocidente em 2014, mas a versão não é mais compatível com o iOS desde 2017.



2. Ogre Battle

Se você está ansioso por Project Triangle Strategy, da Square Enix, com lançamento previsto para o início do próximo ano (2022), ou se é fã das obras com tramas políticas de Yasumi Matsuno, em especial de Final Fantasy Tactics (PS1/PSP), você pode se interessar por esse título aqui. É possível que lhe tenha passado despercebido Tactics Ogre, originalmente desenvolvido para SNES, mas que ganhou versões para GBA e PSP. Esse título é um dos mais importantes RPGs táticos da história, pois exerceu forte influência em Final Fantasy Tactics e, como já se pode ver pela demo, no RPG tático da Square Enix para 2022. Ocorre que Tactics Ogre é um dos títulos da série Ogre Battle, da antiga Quest (posteriormente adquirida pela Square), quase tão tradicional quanto Fire Emblem. Logo, o primeiro título da franquia pode satisfazer o interesse de novos e antigos jogadores de RPG tático.



3. Soul Blazer

Três títulos clássicos (Soul Blazer, Illusion of Gaia e Terranigma) compõem a série Soul Blazer da antiga Enix. Trata-se de uma trilogia de RPGs de ação com elementos de dungeon crawler e um enredo envolto em uma mitologia ecológica bem interessante. Os títulos foram até bem recebidos pela crítica da época, principalmente o primeiro, também chamado de Soul Blazer. Infelizmente não venderam tanto, já que os RPGs ainda eram pouco populares nos consoles domésticos ocidentais na primeira metade da década de 1990, antes de Super Mario RPG (SNES).



4. Tales of Phantasia

Ultimamente a série Tales of, da Namco, cresceu bastante no Ocidente, especialmente o 
recém lançado Tales of Arise (Multi). Ele está se tornando bastante popular e tem conseguido uma recepção crítica muito boa, no nível do clássico Tales of Symphonia (GameCube). Seria um bom momento para trazer de volta Tales of Phantasia, o primeiro jogo que iniciou essa célebre franquia de RPGs de ação, e introduziu mecânicas únicas que marcaram a história dos JRPGs, como o Linear Motion Battle System (LMBS), até hoje usado na série Tales of, com variações e que permite um controle mais rígido e guiado na ação em tempo real.



5. Secret of Evermore

Já que seu remake é multiplataforma e o título original é vendido no Switch na coletânea Mana, talvez não chegue ao serviço online do Switch o clássico Secret of Mana, da Square, ainda que ele esteja na versão mini do SNES, sendo um dos mais importantes RPGs da ação porque inventou a Stamina (Power Bar). Entretanto, um substituto interessante seria Secret of Evermore. Para além da influência daquele título, esse último  jogo é considerado um clássico cult entre jogadores de JRPG, com muitas inovações mecânicas e um enredo interessante com diferentes períodos da história humana (pré-história, antiguidade, medievo e um futuro imaginário chamado de Omnitopia).




Top 5 RPGs de SNES não traduzidos para o Ocidente


6. Bahamut Lagoon

Outro clássico cult dos JRPGs, Bahamut Lagoon é um interessante RPG tático da Square que envolve controle de dragões e de unidades convencionais, supervisionado por Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy) e dirigido por Kazushige Nojima. A obra deu a Nojima notoriedade na empresa no início de sua carreira, e lhe garantiu trabalhos em muitos títulos importantes da Square. Atualmente, ele é especialmente conhecido por ser um dos principais escritores por trás de Final Fantasy VII e seus spin-offs, da série Kingdom Hearts e da mitologia em torno dos últimos Final Fantasy da subsérie Fabula Nova Crystallis.



7. Metal Max Returns

O primeiro Metal Max de NES, publicado pela DECO (Data East Corporation), foi o primeiro JRPG de turno de mundo aberto (em sentido clássico) e com progressão não linear (com elementos de veículos de combate). Metal Max Returns, desenvolvido pela Crea-Tech, trata-se de um remake daquele título, que seria muito bem-vindo por entusiastas de JRPG. Uma vez que a série recebeu títulos relativamente há pouco tempo, não seria de se espantar que ele aparecesse no Nintendo Switch Online.



8. Fire Emblem: Genealogy of the Holy War

Muito se especula, desde 2020, sobre um próximo Fire Emblem. A série completou 35 anos e a Nintendo trouxe pela primeira vez no Ocidente, de modo temporário, o primeiro Fire Emblem, e tem alcançado grande popularidade (impressionante para um RPG tático) desde o 3DS. Seguindo os antecedentes de remakes, o próximo título a receber um seria Fire Emblem: Genealogy of the Holy War. Recebendo ou não, seria bem-vinda a experiência original da obra no Nintendo Switch Online.



9. Treasure Hunter G

Outro RPG tático de destaque no Japão, sendo diferenciado por combinar esse estilo de gameplay com elementos de Chrono Trigger e da série Mana. A obra foi muito importante para a carreira de Shinji Hashimoto, um dos principais nomes atuais da Square. Sendo o último RPG da Square para Super Famicom, Treasure Hunter G foi especialmente elogiado por seus gráficos, mesclando elementos em 3D, e também por sua trilha sonora.



10. Shin Megami Tensei II

Embora seja mais provável que chegue o primeiro Shin Megami Tensei no serviço online do Switch, não é de se descartar a possibilidade de, em simultâneo ou não, chegarem outros Shin Megami Tensei para o Ocidente, que nunca estiveram disponíveis por aqui, mas que certamente agradarão entusiastas de dungeon crawler e fãs da série, como o Shin Megami Tensei II. Vale observar que tanto ele quanto Shin Megami Tensei: If…, e também o primeiro da série da Atlus, já constam na biblioteca japonesa do Nintendo Switch Online.



Lembramos que esses são apenas alguns dos vários RPGs notáveis do SNES (ou Super Famicom, no Japão) que, por uma razão ou outra, tornaram-se pouco populares nos países ocidentais. Vale lembrar que esse console foi o palco de alguns dos JRPGs mais aclamados de todos os tempos, como Final Fantasy VI e Chrono Trigger, que, até o momento desta redação, ainda não se encontram no Nintendo Switch Online. Além disso, em tal console, brilharam alguns dos TRPGs mais influentes, como Tactics Ogre, e houve uma maior popularização do subgênero action-RPG, por meio de títulos como Secret of Mana. Mas, e você? O que mais gostaria de ver na biblioteca de SNES do Nintendo Switch Online?
Coautor: Ivanir Ignacchitti
Revisão: Cristiane Amarante

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google