Nintendo Switch Online: dez jogos incríveis que poderiam estar na lista

Confira algumas pérolas do saudoso NES que não podem ficar de fora do serviço.

Em 19 de setembro de 2018, a Nintendo lançou seu serviço de assinatura para jogatina online, seguindo o exemplo de suas concorrentes. Apesar desse serviço ser direcionado aos jogadores que gostam de multiplayer, o pacote inclui alguns jogos gratuitos, distribuídos mensalmente. Todo mês os assinantes do Nintendo Online recebem dois jogos do Nintendo Entertainment System, saudoso NES, como brinde pela assinatura. A lista de jogos disponíveis do serviço já é bastante parruda, porém os amantes do famoso Nintendinho podem sentir falta de alguns títulos que marcaram época.



Neste artigo, iremos mostrar dez jogos essenciais da era dos 8-bits. Os jogos listados abaixo não fazem parte de nenhuma coletânea lançada até então. Pode ser que mais para frente alguns deles venham a aparecer no seu Nintendo Switch, então fica a dica – e a esperança. Para não ser uma lista 100% baseada em gosto pessoal, ou achismo, solicitei a ajuda de um dos maiores colecionadores retrô que conheço, meu grande amigo Vagner de Oliveira. Ele é fanático por consoles e jogos antigos, e pode ser encontrado facilmente nos eventos retrogamer da cidade de São Paulo. Além de ser um grande apaixonado pelo querido Nintendinho, também é jogador veterano – ele acompanha o sistema desde seu lançamento, lá para meados dos anos 1980. Sem mais delongas, vamos para nossa lista.

10. S.C.A.T.: Special Cybernetic Attack Team

A união perfeita entre os jogos de nave como Gradius com shooters de plataforma no estilo Contra, S.C.A.T Special Cybernetic Attack Team, lançado em 1991 pela Natsume, conta a história da luta de uma unidade especial contra uma terrível invasão alienígena em 2029. Ao escolher entre os personagens Arnold ou Sigourney, o jogador parte em defesa da terra, enquanto derrota diversos inimigos que pipocam na tela freneticamente. A diferença aqui é que os personagens planam no ar, enquanto a tela se move na vertical ou horizontal. Como os jogos do gênero, o jogador pode coletar diversos power-ups que melhoram suas armas para lutar contra os inimigos.

9.Vice: Project Doom

Desenvolvido pela Aicom e publicado pela Sammy, o jogo chegou em 1991 trazendo o melhor do estilo shooter de plataforma. Se você gosta de Contra e de Ninja Gaiden, ele foi feito para você. Composto de 11 desafiadores estágios, e com aberturas que contam a história do jogo como em um filme, ele segue a linha das produções de ação dos anos 1980. Além de ter opção de diversas armas, ainda existem as fases em que o jogador pilota um veículo no estilo visão Top Down. Vale a pena conferir.

8. G.I. Joe: A Real American Hero

E se é tiroteio que você quer, esse é um dos melhores jogos no estilo lançados para o console da Nintendo. Com gráficos coloridíssimos, trilha sonora empolgante e dificuldade na dose certa, G.I. Joe: A Real American Hero chegou em 1991 para o console, acompanhando o sucesso do desenho norte americano G.I Joe (que inclusive foi televisionado aqui no Brasil). Se você não dispensa um shooter side scrolling, ou é fã do desenho, não pode perder.

7. Battletoads

Fenômeno cultural dos anos 1990, e um dos jogos mais difíceis e desafiadores de todos os tempos, Battletoads chegou em 1991 ao NES. Plataformer no estilo beat’n up, desenvolvido pela Rare, o jogo é presença obrigatória na lista de qualquer retrogamer de respeito. E se você conseguir finalizá-lo, pode se considerar um jogador hardcore de verdade. Que tal aceitar esse desafio?

6. Kick Master

Pegue Castlevania e misture com Ninja Gaiden e temos o fantástico Kick Master. Lançado em 1992, no fim de carreira do NES, pela Taito, Kick Master conta a história de Thonolan, um aspirante a mestre das artes marciais que parte em uma jornada para salvar a princesa de seu reino, capturada por uma bruxa maligna. Até aqui nada demais, porém a jogabilidade e a fantástica trilha sonora desse jogo são suas melhores qualidades. Parece até que ele pegou o melhor de dois mundos e criou uma divertida aventura, que não pode passar batido.

5. Dragon Warrior

Antes de Final Fantasy, existiu Dragon Quest. Lançado em 1980 nos EUA como Dragon Warrior, é o precursor dos RPGS orientais de turno, e uma das obras fundamentais para todo amante de RPG eletrônico. Para você ter uma ideia, o jogo fez tanto sucesso no Japão, que a Enix teve que começar a lançar suas continuações apenas no fim de semana, para evitar que os japoneses faltem à escola ou trabalho para comprar os jogos dessa franquia maravilhosa.

4. Shatterhand

Esse é um dos jogos que vale a indicação só pela trilha sonora. São geniais. Fora isso, o jogo em si é maravilhoso. Uma mistura de Ninja Gaiden e Mega Man, Shatterhand foi lançado em 1991 pela Bandai. Em 2030, um grupo paramilitar conhecido como Metal Command quer conquistar o mundo com soldados ciborgues, ficando a cargo de Steve Hermann, um jovem policial, salvar o dia. O protagonista usa praticamente apenas as mãos como armas, podendo inclusive parar tiros com socos. Ótimo jogo do gênero side scrolling, ele merece fazer parte de sua tarde de jogatinas.

3. Little Samson

Em 1992, quando muitos jogadores já tinham migrado para o Super Nintendo, Little Samson aterrissou no console de 8-bits da Nintendo prometendo cativar o coração dos jogadores. Um plataformer não linear bem no estilo de Mega Man, Little Samson lhe permite escolher os estágios que irá jogar usando quatro personagens diferentes. Cada um deles tem habilidades distintas, o que faz com que o jogo traga alto índice de replay. Apesar de ser um título de altíssima qualidade, ele vendeu pouco por conta da transição de gerações de console, por esse motivo hoje ele vale uma fortuna no mundo dos colecionadores retrô. Não podia ficar de fora.

2. Little Nemo: The Dream Master

Lançado em 1990 pela Capcom, já perto do fim da vida do Nintendinho, Little Nemo: The Dream Master é um dos jogos mais bonitos já lançado para o sistema, e até hoje impressiona pela sua criatividade e level design. Baseado no filme japonês Little Nemo: Adventures in Slumberland, o jogo conta a história de um pequeno garoto que se aventura nos seus próprios sonhos surreais. Nemo pode se metamorfosear em diversos animais durante o gameplay, adquirindo suas habilidades, que são usadas para vencer os diversos obstáculos do jogo. Com jogabilidade leve e precisa, e uma trilha sonora fascinante, ele é obrigatório para os amantes do NES.

1. Bucky O'Hare

Para quem gosta dos jogos da série Mega Man, não poderia faltar Bucky O'Hare nesta lista. Lançado em 1992 para o Nintendinho, o jogo foi desenvolvido pela Konami. Bucky O'Hare é muito similar aos games do bombardeiro azul, tanto na jogabilidade como nas trilhas sonoras bem executadas que grudam na cabeça. Inicialmente você pode escolher entre quatro planetas (planeta azul, vermelho, verde e amarelo), da mesma forma como escolhe os chefes em Mega Man, e o gameplay é basicamente andar, pular, e atirar. A diferença entre o protagonista desse jogo (que parece um lagartinho com capa) do mascote da Capcom, é a possibilidade de atirar para cima. De resto é tudo muito semelhante. Outro detalhe é que você vai desbloqueando personagens jogáveis durante a jornada, cada um com uma habilidade diferente. Cada um deles deve ser resgatado em um dos quatro planetas do jogo. Uma pérola escondida do imenso panteão de jogos do saudoso NES.

Revisão: Vinícius Fernandes

Apaixonado por JRPG, fanboy de Final Fantasy, gosta de um bom papo de boteco com cerveja e Rock'n Roll. Escreve para a Game Blast pois sonha em ser escritor.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google