PlatinumGames anuncia parceria com conglomerado chinês Tencent Holdings

A Platinum continuará como uma empresa autônoma e a parceria não será responsável por promover mudanças em sua estrutura.


A PlatinumGames, empresa responsável por games de sucesso como Bayonetta (Multi), MadWorld (Wii) e, mais recentemente, Astral Chain (Switch), anunciou nesta terça-feira uma parceria com o conglomerado chinês Tencent Holdings, na forma de investimento de capital.


Ou seja, a Tencent, que hoje detém marcas como a Riot e pode ser considerada como uma das maiores empresas da indústria de games, injetou uma considerável quantia financeira na PlatinumGames, que, segundo seu atual presidente, Kenichi Sato, servirá para fortalecer os alicerces de negócios da empresa, bem como irá ajudá-la a sair do status de estúdio independente contratado, para a publicação própria de seus títulos, como uma verdadeira third party.

Nota-se que a Platinum ainda continuará uma empresa completamente autônoma e não irá alterar sua estrutura diante de tal parceria. Além disso, a Platinum alegou que continuará fiel ao seus ideais ao produzir "jogos de qualidade que façam jus ao nosso nome".

A PlatinumGames sempre teve uma boa relação com a Nintendo. Além de desenvolver MadWorld exclusivamente para o Wii (com produção da Sega), a empresa também participou de diversos projetos com a Big N, como foi a produção de The Wonderful 101 (Wii U), Bayonetta 2 (Wii U/Switch) e Star Fox Zero (Wii U), além de Astral Chain e do vindouro Bayonetta 3 (Switch). Por outro lado, a empresa também tem entre seus principais desenvolvedores o controverso Hideki Kamiya, que recentemente fez críticas à interface do sistema operacional do Switch.

Confira o comunicado da Platinum na íntegra:
Gostaríamos de anunciar que recebemos um investimento de capital da Tencent Holdings Limited como base de uma parceria. Essa sociedade não tem nenhum efeito na independência de nossa companhia e iremos continuar nossas operações sob a nossa atual estrutura corporativa.

Acreditamos que conseguiremos usar essa verba para fortalecer as fundações de nossos negócios e expandir do desenvolvimento para a autopublicação dos jogos. Também acreditamos que essa parceria nos dará melhor perspectiva global, enquanto ainda criamos jogos de qualidade que façam jus ao nosso nomes.

Obrigado pelo suporte contínuo. Por favor aguardem pelo que temos preparado.

7 de Janeiro de 2020,
Presidente e CEO
Kenichi Sato 

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.


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