Os jogos da Disney lançados para o Super Nintendo

A Disney fez história nas eras 8 e 16-bits, e muitos desses jogos fizeram parte das nossas jogatinas.

O mundo mágico da Disney trouxe para o Super Nintendo (SNES) suas principais estrelas dentro das eras 8 e 16-bits, como Mickey, Pateta, Donald, Aladdin, entre outros. Os games começaram a ser lançados no início dos anos 1990, oferecendo novas experiências aos jogadores e histórias envolventes. Foi, sem dúvidas uma das melhores parcerias, pois, além de assistir as animações produzidas pelo estúdio, você poderia controlar seus personagens preferidos em vários títulos diferentes.

The Magical Quest Starring Mickey Mouse

Lançado para Super Nintendo em 1992, e Game Boy Advence em 2002, Mickey sai em busca de seu cachorro Pluto, que desapareceu após tentar pegar uma bola jogada por Pateta. Ao cair num penhasco, Mickey encontra um feiticeiro que informa que Pluto foi capturado pelo rei do mal, Bafo. O jogo apresentou o mecanismo de roupas + power-ups, em que cada vestimenta adquirida pelo personagem dava a ele poderes diferentes. Por exemplo, a primeira e mais simples permitia que Mickey agarrasse alguns objetos para depois lança-los.

Mago: Aparece na segunda fase. Com esta roupa, pode-se atirar uma magia que causa danos. Se a barra de mana estiver cheia, a magia fica mais forte e maior será o dano no inimigo. Essa habilidade é recarregada ao pegar o item da lâmpada mágica. 

Bombeiro: Uma roupa de bombeiro encontrada na terceira fase. Com ela, é possível derrotar inimigos feitos de fogo e apagar chamas que atrapalham o caminho. Essa habilidade se recarrega pegando um hidrante.

Alpinista: Dada por Pateta na quarta fase, com essa fantasia você pode agarrar algo sólido como o pico de uma montanha e subir nele. Também é possível utilizá-la para alcançar itens a longa distancia.

Durante o percurso moedas eram encontradas, e podiam ser uteis para a compra de corações (vida), comida, e muitos outros itens. A jogabilidade é simples, um botão para pular, outro para pegar objetos e um terceiro para efetuar a troca de roupas. Num total de seis fases, o que é um jogo curto, mas devido à época é justificável, todas tinham uma temática diferente, e com subchefes que davam experiência até a chegada ao chefão final, Bafo. Em sua versão para Game Boy Advance, a personagem Minnie era jogável. 


The Magical Quest 2: The Great Circus Mystery

É o segundo jogo da série Magical, em que Mickey e sua namorada Minnie decidem ir ao espetáculo do circo que está na cidade. Mas coisas estranhas começam a acontecer durante a apresentação e os camundongos desconfiam de que algo está errado, até que Pateta os informa que seus amigos Donald e Pluto sumiram.

Uma das novidades nesse jogo é a possibilidade de usar password. O jogo é composto por seis fases, que podem ser acessadas através desses códigos que são fornecidos ao final de cada estágio, o que não tínhamos no primeiro game. Mas mantém a mecânica de roupas + power-ups:

Faxineiro: Uma roupa dada acidentalmente por Donald, o uniforme de faxineiro tem um aspirador de pó que suga os inimigos, os transformando em moedas ou objetos importantes para os heróis. A vestimenta é adquirida logo na primeira fase.

Terno Safári: Um uniforme de safári, com um gancho que pode se prender nas paredes ou deslizar por cordas e cipós, é adquirida segunda fase dada por fantasmas amigos.

Cowboy: Conquistada na terceira fase, é a mais importante do jogo, pois é com ela que se pode derrotar o chefão final. Composta por uma montaria de cavalo e pistola, essa roupa também é dada pelos fantasmas amigos.

The Magical Quest 3: Mickey and Donald’s Magical Adventure 

O terceiro e último da série traz os melhores amigos Mickey e Donald após a derrota de Bafo no segundo game. O camundongo vai até a casa de seu parceiro para uma visita, ao chegar lá, ele presencia uma discussão entre Donald e seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho, que, como sempre, estavam aprontando.

Com medo de ganhar um castigo, os três fogem para o sótão, onde encontram um livro brilhando. Curiosos, eles o abrem e são sugados para dentro das páginas. Quando Donald vai procurá-los ele encontra o livro de onde sai uma fada dizendo que seus sobrinhos foram levados, e que Bafo tem novos planos para dominar o mundo novamente. 

Um dos melhores jogos da série, Donald agora é um personagem jogável, e mantendo a tradição, ambos recebem roupas conforme avançam as fases. A diferença que deixou o game muito mais desafiador foi que cada personagem conta com vestimentas que oferecem habilidades diferentes. 

Armadura: Para Mickey, uma armadura em estilo medieval, com escudo, elmo e uma lança com luva de boxe na ponta. Por ser pesada, já que é de metal, afunda na água facilmente, mas seu escudo protege contra ataques de qualquer inimigo. Já Donald, por outro lado, tem armadura maluca, trajando um barril, panela na cabeça como elmo e um martelo de borracha que usa de arma. Sua roupa pode flutuar na água e suas habilidades se recarregam sozinhas, sem precisar de itens.

Escalador: Ambos os personagens recebem roupas de escalada parecidas com as de lenhadores. Elas são usadas para subir em árvores, com uma corda que também pode capturar itens ou inimigos, além de mover alguns objetos e se prender em qualquer elemento cilíndrico.Por exemplo: uma coluna de mármore, uma árvore, entre outros do tipo.

Roupa Mágica: Para Mickey, uma roupa de mágico com cartola e capa que permite atirar magias para transformar os inimigos em itens ou abrir caminhos de áreas restritas. Já Donald usa uma roupa parecida com a de Aladdin, sendo que ela tem as mesmas funções das vestimentas do Mickey, apenas com uma diferença: o pato usa uma lâmpada mágica com uma mão que atira os poderes, e pode sustentar Mickey para colocá-lo em locais elevados para acessar passagens secretas.

Goof Troop

Em uma parceria da Disney com a Capcom, surgiu Goof Troop, trazendo como personagens principais Pateta e Max. Sua jogabilidade adventure recheada de puzzle, cativou os jogadores da época, pois podia ser aproveitado tanto no modo single player quanto no multiplayer.

Na ilha de Spoonerville, Pateta e seu filho estão indo pescar quando avistam Bafo e seu filho B.J sendo levados para um navio pirata. Então eles decidem salvar os seus vizinhos a qualquer custo. Num total de cinco fases, a interação com o cenário é a novidade, já que podemos utilizar vasos e pedras, que também podem ser pegos ou chutados para abrir caminho ou acertar  os contra inimigos no mapa. Há ainda sinos para chamar a atenção, tábuas de madeira, chaves, entre muitos outros itens. A vida é marcada por corações, como de praxe.

Aladdin

Considerado um dos grandes jogos do SNES e uma das melhores adaptações das telas para os games. Aladdin e seu fiel amigo Abu (o macaco) estão roubando pão no mercado de Agrabah e conhecem uma jovem garota chamada Jasmine. Quando o nosso protagonista é preso a mando de Jafar, que descobre que Aladdin é o único capaz de entrar na Caverna das Maravilhas para pegar a lâmpada magica, o vilão propõe trocar o inestimável item pela liberdade do herói. Enquanto ele está na caverna, Jafar coloca em prática seu plano de dominar Agrabah e se casar a força com a princesa Jasmine. 

Sendo um jogo de plataforma, o game herda muitas das características dos games da Disney, como pegar objetos e atacar os inimigos. Os cenários são como uma explosão de cores em pixels, o que melhora a cada fase. Você pode contar com um tapete magico voador, muita, mas muita ajuda de Abu e claro do Gênio. 

The Lion King

Em The Lion King, começamos jogando as seis primeiras fases com o Simba filhote, e a partir da sétima até a décima, o leão Simba já está adulto, mudando a jogabilidade conforme vamos avançando a história. Antes, com ele filhote, podíamos pular, rugir e rolar. Já quando está adulto perdemos a habilidade de rolar, mas em compensação duas novas são habilitadas: um ataque horizontal e outro vertical usando as garras. Nos estágios bônus, é possível jogar com os personagens preferidos de muitos, Timão e Pumba. 

Donald Duck Maui Mallard in Cold Shadow

Provavelmente um dos poucos jogos da Disney que não estourou em vendas, mas que não deixa de ser um título excelente. Nesse game controlamos Donald, um detetive mais conhecido por Maui Mallard. Ele é chamado para investigar o paradeiro de um ídolo em uma ilha, onde aprende movimentos ninjas com um mestre. Podemos intercalar as jogadas entre o detetive que usa pistola ou um ninja habilidoso com um bastão. Os itens presentes nas fases são comidas, para aumentar a vida, moedas e tesouros, além de besouros usados para adquirirmos habilidades.


Ainda há vários outros títulos da Disney que viraram jogos para o SNES, como Toy Story, The Jungle Book, Pinocchio, Mickey Mania, Timão e Pumba, entre outros. Foi uma época recheada de jogos que eram lançados logo após saírem as animações, como no caso de Aladdin e The Lion King. Após a época do SNES, a Disney ainda continuou lançando alguns jogos em parceria com a Big N.

Revisão: Vinícius Veloso

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google